sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nosso Patrono - Arnaldo Guinle




Agora por pedidos e por questão de lógica, irei falar sobre o nosso patrono, benemérito, e o maior presidente da história do Fluminense.

Arnaldo Guinle foi um dirigente esportivo do Fluminense Football Club. Promoveu grandes empreendimentos no clube, tendo por isso recebido o mais alto reconhecimento, o título de "patrono", aprovado em 17 de julho de 1920, em Assembléia Geral.

Admitido em 10 de outubro de 1902, foi o sócio de nº 48. Remido em 30 de maio de 1915e benemérito a 4 de janeiro de 1916, assumiu a presidência do clube em 18 de abril do mesmo ano, lá permanecendo até 1930, devido à renúncia de Joaquim da Cunha Freire Sobrinho.

Arnaldo se destacou por ter construído o primeiro estádio do Brasil para grande público. Construiu também a primeira piscina em clube de futebol do Brasil, o ginásio, a estande de tiro, o estádio de tênis, uma das mais bela sede de clube de futebol no Brasil, com instalação de vitrais franceses, lustre de cristal e pinturas art noveau. Também foi ele o maior responsável pela fundação do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Deu apoio incondicional ao futebol do clube, que vivenciou seu primeiro tricampeonato. Criou ainda o Conselho Deliberativo, o primeiro em um clube esportivo no Brasil, e o Natal das crianças pobres.

Arnaldo foi um dos mais fortes participantes do movimento de implantação do profissionalismo no esporte carioca. Quase no fim de sua gestão, o Fluminense recebe a visita do Príncipe de Gales, mais tarde, a do Rei Eduardo VIII e do Príncipe Jorge. A comissão de festejos do Ministério do Exterior incumbiu o Fluminense de organizar uma partida de futebol em homenagem aos ilustres visitantes. Sob o patrocínio do Fluminense Football Club enfrentaram-se, em 6 de abril de 1931, os paulistas e cariocas, tendo sido o placar de 1 X 6.

Arnaldo Guinle retornou à presidência do clube no triênio 1943/1945, quando desenvolveu as reuniões sociais, conseguindo que o quadro social atingisse a marca dos 7.834 associados.

3 comentários:

  1. qm dera se nosso grande (literalmente) horcades chegasse aos pes do nosso benemérito Arnaldo Guinle.

    ResponderExcluir
  2. falou bem o felipe
    quem dera...
    Qm tinha q ler isso era o horcades
    pra ver se aprende com os que já fizeram
    muito pelo nosso FLUMINENSE...

    ResponderExcluir
  3. Sou um admirador confesso do Dr° ARNALDO GUINLE, o maior presidente do Fluminense de todos os tempos. Tanto que tornou-se o "patrono" do Fluminense.

    Por este motivo, denunciei através do blog "CIDADÃO FLUMINENSE" e faço o mesmo aqui no "TRICOLOR DO BRASIL", o péssimo estado de conservação da estátua do Dr° ARNALDO GUINLE. A estátua de nosso maior presidente não tem qualquer limpeza e manutenção.

    Saudações Tricolores,

    EDUARDO COELHO

    "EU ACREDITO"!!!

    ResponderExcluir